Como será o turismo em 2022?

A atividade turística deve voltar ao faturamento nos mesmos patamares pré-pandemia, no início de 2022. É o que aponta pesquisa realizada pelo Sebrae. Mas, ainda que o cenário seja otimista, a retomada será gradual, lenta e ainda dentro dos protocolos de controle de contaminação.

A pandemia trouxe um novo conceito de prevenção de doenças contagiosas, em que procedimentos preventivos já fazem parte do dia a dia das pessoas. Por isso, os empresários da cadeia produtiva do turismo terão que investir em equipamentos e procedimentos para essa nova realidade, mesmo toda população estando 100% vacinada.

Mais cuidado, mais luxo

Nesse sentido, existe uma tendência de distanciamento social e de cuidados com a higiene.  No setor de hospedagem o crescimento da procura pelo segmento boutique é grande, já que propicia tratamento mais individualizado. 

Hotéis com oferta de espaço físico é uma opção para os turistas que buscam conciliar preço, comodidade e conforto. Muitas pousadas de charme oferecem muito luxo, mas pouco espaço, ao contrário dos grandes hotéis que oferecem jardins enormes e espaçamento em lugares de convívio comum, o que propicia mais distanciamento social.

A pesquisa também aponta como tendência a busca pelo turismo gastronômico, com prestação de serviços exclusivos de bem-estar, aluguel de suítes para microcelebrações ou de espaços inteiros e a oferta de passeios personalizados.

A perspectiva do cenário depende do andamento da vacinação contra o coronavírus em todo o país. Acredita-se que em dezembro deste ano, 70% da população adulta dos centros urbanos do país estará totalmente vacinada. E é justamente a parcela da população que viaja e quer viajar.

Viagens internacionais

Em relação às viagens para o exterior, as apostas de grandes players do setor, como a CVC, é que a retomada será em meados de 2022. A expectativa é que a busca por viagens internacionais volte a crescer a partir de maio e junho, com a proximidade do verão no Hemisfério Norte. 

Entretanto, a demanda será impactada pelo câmbio. O dólar pode ajudar ou atrapalhar. Mas temos uma massa de turistas classe A que vão para o exterior de qualquer jeito, já que a situação global da pandemia será muito diferente do que é hoje, aponta a CVC. Especialistas do setor acreditam que o cenário será muito mais tranquilo.

Já no segundo semestre de 2022, será a vez da retomada do turismo corporativo. Neste segmento, serão fortes os retornos de convenções, exposições e grandes feiras.  

E em 2023 a aposta é que teremos um ano normal. Para o setor de turismo será possível comparar com o ano de 2019 (pré-pandemia). O turismo seguirá muito forte, até porque, devido ao isolamento, a tendência é que as pessoas busquem novas experiências.

O boom do aluguel de carros 

Como consequência da paralisação das montadoras de carros e das fábricas que produzem as diferentes peças durante a pandemia do Coronavírus, com o desabastecimento de matéria-prima e de componentes, adquirir um carro zero quilômetro ficou mais demorado e difícil. Isto foi motivo para que muitas pessoas procurassem pelo aluguel de carros.

Além disso, com a lenta retomada do turismo e a normalização das atividades econômicas, muitas famílias optam por passeios ou viagens curtas, dentro do estado e em outros casos dentro do país, que podem ser realizadas com o carro. No entanto, ao não poder comprar um veículo novo, muitos procuraram entre as diferentes alternativas de aluguel. 

Isto motivou que fossem registradas cerca de 12 milhões de pesquisas por aluguel de veículo nos 152 sites que oferecem essa alternativa no país até maio deste ano.

Em maio do ano passado, somente haviam sido registradas 7,7 milhões, isto representa o aumento de 56,6% na procura por aluguel de carros. Na pesquisa, feita pela Similarweb, plataforma de inteligência de mercado, foram consideradas tanto as buscas realizadas pelo computador, como também as buscas desde o celular. 

De acordo com a plataforma, outro ponto que favoreceu o aumento da busca do aluguel de carros foi a procura por carros novos para trabalho ou para ser usado como transporte de pessoas, por exemplo para motoristas de aplicativo, clientes que precisam de veículos em boas condições para oferecer um ótimo serviço. 

Aluguel de casas por temporada cresceu 150%

O aluguel de temporada voltou a se destacar no mercado brasileiro, já que permite um maior isolamento social mesmo que em viagens mais curtas. De acordo com um estudo recente do Airbnb, houve um aumento de 150% na procura por imóveis de temporada durante a pandemia.

Marketing digital é grande aposta para vencer desafios da pandemia

Para vencer os desafios impostos pela pandemia e se preparar para um novo momento, ainda sem precedentes, que virá no verão 2023, algumas empresas têm adotado estratégias focadas em marketing digital. 

No setor de restaurantes, a adoção da leitura de cardápios por meio de QR code causou uma grande adaptação para quem não estava preparado. Já as empresas que vinham investindo gradualmente em tecnologia e marketing digital conseguiram se adaptar com mais facilidade.

Isso mostra a importância de se estruturar a comunicação para que, em tempos de crise, seja possível não só superar as dificuldades, como também tirar o melhor proveito delas. Afinal, todo caminho – até mesmo tortuoso – pode render inovações e gerar resultados interessantes.

Confira alguns cases de sucesso de empresas que conseguiram inovar no setor de turismo, utilizando estratégias do marketing digital como suporte:

 

Paytour

Sistema de reservas online para passeios e receptivos turísticos. Proporciona às micro e pequenas empresas ampliação dos canais de venda online, aumento de sua rede de parceiros e vendas. Gestão de reservas, vendas, canais e financeiro integrados.

 

iFriend 

Plataforma global que conecta viajantes a profissionais locais em 126 países em 1100 cidades. Intermedia a contratação de profissionais em diversas áreas, tais como: guias de turismo, tradutores, intérpretes, motoristas, professores, etc. Os serviços são contratados pelo valor da hora do profissional e pago via cartão de crédito na plataforma.

 

Smart Tour Brasil

Alinhada com as orientações da OMS, a empresa lançou uma ferramenta para auxiliar a mitigar contaminações do coronavírus na volta das atividades econômicas nos restaurantes, hotéis, clínicas, supermercados, etc. 

Questionários on-line são disponibilizados via QR Code fixado na entrada e dependência dos estabelecimentos, fazendo o monitoramento do estado de saúde atual de clientes em relação ao Covid-19. 

Nestes locais o cliente acessa o QR Code e responde, no seu smartphone, um questionário com perguntas relativas ao seu estado de saúde atual. Caso o resultado de seu teste não aponte nenhum fator de risco (pontuação 0 a 1) apenas receberá instruções de procedimentos padrão (manter distância de outras pessoas, lavar as mãos, etc). Caso aponte um score superior a 02 o usuário receberá um sinal de alerta e orientação para buscar um posto de saúde mais próximo ( a própria ferramenta aciona a geolocalização do usuário e mostra qual é a USB mais próxima naquele momento). 

O cliente e o estabelecimento receberão uma cópia do formulário preenchido por e-mail formando um banco de dados e poderá entrar em contato com clientes que estavam presentes no estabelecimento no dia e horário caso algum destes usuários testar positivo para covid-19, transmitindo segurança e conforto aos clientes e auxiliando a vigilância sanitária quando solicitado.

 Diaspora.Black

Marketplace de turismo e cultura negra, baseado na venda comissionada dos serviços de experiências e hospedagens, tanto para clientes individuais ou para empresas. Também atua com a venda de consultorias e treinamentos B2B.

 EZ Travel

Ajuda empresas de turismo, entretenimento e lazer a aceitar reservas on-line, cuidando de todo o processo de pagamento, confirmação e gestão das reservas. Com uma solução na nuvem, os prestadores desse tipo de serviço podem gerenciar online suas reservas reduzindo o trabalho manual.

A sua empresa também precisa de novas estratégias de marketing alinhadas às novas diretrizes do setor de turismo? Conte com o Estúdio Oggi para te ajudar nessa tarefa e saia na frente.

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!