Não podemos negar: ano passado foi transformador em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à nossa relação com as nossas casas. E, como todos sabem, a iluminação faz toda diferença em qualquer ambiente. Hoje, compilamos aqui, as tendências de iluminação que mais usamos em nossos projetos.
Mais do que iluminar, as luzes deixam os espaços aconchegantes, funcionais, agradáveis. Existem muitas alternativas para apostarmos nos projetos de arquitetura que assinamos, mas tem uma que mora no coração da KZ: a iluminação natural. Além de economizar energia, valoriza o espaço e deixa o dia a dia mais prático.
Porém, além dela, obviamente existem técnicas para usarmos outras alternativas corretamente, para valorizar os espaços trazendo mais conforto e realce aos detalhes da decoração.
Listamos alguns que estão em alta e são nossos queridinhos quando o assunto é tendência de iluminação.
ILUMINAÇÃO Industrial: as luminárias estão no seu maior boom atualmente, com traços retos e formas geométricas principalmente. Elas são uma ótima pedida para quem adora um estilo mais informal.
ILUMINAÇÃO em formas orgânicas: em alternativa aos modelos geométricos, as luminárias mais curvilíneas, com suas linhas sinuosas, formatos circulares e traços abstratos também vieram para ficar.
ILUMINAÇÃO clean: quem é adepto do conceito “menos é mais” pode optar por peças mais modernas e inovadoras, com uma pegada mais futurista.
ILUMINAÇÃO in natura: a iluminação natural é ideia em forte crescimento em todo o mundo. Com as pessoas sentindo a necessidade de abrir suas casas para deixar a natureza entrar, clarabóias e cômodos de vidro são o must have da vez que, no que depender de nós, estará sempre presente em nossa assinatura.
ILUMINAÇÃO sustentável: os cuidados com o meio ambiente é uma preocupação e urgência mundial. Aliado à iluminação natural, a energia fotovoltaica ganha força através de placas solares nos projetos arquitetônicos.
ILUMINAÇÃO programada com inteligência artificial: a tecnologia segue se reinventando e criando novas soluções. A iluminação inteligente (que não é necessário fazer a ativação através de um interruptor) está em amplo crescimento porque suas lâmpadas contribuem para a economia de energia. Além disso, por meio de conectividade sem fio, pode-se ligar e desligar as luzes remotamente. É, parece que o futuro chegou!
Tomadas diferenciadas na ILUMINAÇÃO: essas peças estão deixando de ser apenas funcionais, adquirindo um papel importante na composição da decoração.
Quer ver mais tendências que se destacam nos projetos? Nosso Instagram é recheado de novidades, dá um pulo lá para se inspirar!
Para saber mais sobre KZ Arquitetura, acesse: www.keniazabka.com