O conteúdo de uma marca diz a que ela veio, seu lugar no mundo, sua forma de existir. Mas, para isso, é preciso que seja feita a customização desse conteúdo.
De acordo com o Custom Content Council, 61% dos consumidores dizem que se sentem melhor com uma empresa que disponibiliza um conteúdo customizado. Eles também estão mais propensos a realizar uma compra dessa empresa. E, 90% dos consumidores acham que um conteúdo customizado os ajuda.
Seria marketing de conteúdo e conteúdo customizado a mesma coisa? Apesar de estarem dentro do mesmo campo e terem objetivos parecidos, essas duas vertentes possuem pequenas diferenças
O marketing de conteúdo geralmente é voltado para o mundo exterior. Ele é caracterizado pela criação e publicação de um conteúdo útil que irá atrair novos prospects e clientes para o seu negócio. Por outro lado, o conteúdo customizado não é focado somente em atrair uma nova audiência, mas sim interagir com uma já existente.
Isso significa que ao criar um conteúdo personalizado temos que ter em mente para quem estamos falando e com qual objetivo.
A personalização de conteúdo geralmente é feita com base em:
- Segmentação do mercado
- Construção de persona
- Jornada do cliente
- Individualidade máxima
Segmentação de mercado
O conteúdo que tem como foco a segmentação de mercado leva em consideração questões amplas como nacionalidade, região, estado civil, setor, cargo e departamento ou tendências da mídia e do mercado.
Apesar desses dados serem muito úteis para o desenvolvimento de negócios, produtos e campanhas, eles nos dizem pouco sobre os desejos mais profundos do consumidor. Quando criamos um conteúdo com base apenas nesses dados, nossa mensagem acaba sendo mais pontual.
Construção de persona
Quando construímos uma persona estamos nos direcionando para alguém verdadeiro. É como se estivéssemos falando para um amigo, alguém que de fato conhecemos.
Aqui nosso público ganha cara, sentimento, passado, rotina, família, hábitos. Conseguimos ilustrar de forma muito mais colorida para quem estamos criando o conteúdo.
Essa construção é feita a partir de estudos de mercado, históricos de compras, dados de navegação, análises de redes sociais, pesquisas com clientes e outros registros.
Com todas essas informações em mãos, temos a oportunidade de compreender a realidade, as necessidades, as dores, os desejos e os valores das pessoas e produzir, assim, um conteúdo com uma narrativa muito mais pessoal.
Jornada do cliente
A jornada do cliente abrange as diversas etapas que o consumidor percorre ao longo do processo de compra, do primeiro contato com a marca até o pós-venda.
Esse mapeamento nos permite compreender os graus de maturidade do cliente em relação à venda e criar conteúdos para cada fase da jornada a fim de conduzi-lo até o fechamento.
Individualidade máxima
Em um patamar mais avançado de personalização temos a individualização completa do conteúdo e dos serviços. É a compreensão de que a experiência de cada um é única e deve ser tratada como tal.
Aqui conta menos a sabedoria humana e sensível de criar um conteúdo específico e mais a inteligência artificial que a tecnologia nos proporciona. Algoritmos coletam e analisam uma série de dados e otimizam a exibição do conteúdo de acordo com o comportamento e as decisões de cada usuário.
Nas raízes desses serviços, temos os chamados Sistemas de Recomendação, inovação que mudou completamente a nossa experiência na internet.
O Estúdio Oggi está aqui para pensar em todas essas etapas para você. Entre em contato conosco e entenda melhor sobre o nosso processo de criação de conteúdo customizado.