Varandas: novos espaços multifuncionais

O lifestyle urbano reduziu o contato com a natureza, por isso, atualmente, as varandas deixaram de ser coadjuvantes para se tornarem um ambiente valorizado para os momentos de lazer e bem-estar. Com o celular nas mãos navegamos por países, casas e projetos que trazem muito do outro para a construção de novos pensamentos e desejos para inspirar a nossa casa.

Varandas podem ser espaços para cultivo de plantas, para a preparação de um churrasco no fim de semana ou cantinho especial para o estar e a contemplação. Somos especialistas em compreender sonhos e tornar expectativas em realidades. Se você tem dúvidas de como montá-la, listamos algumas soluções e dicas para tornar esse processo mais simples.

Tudo começa na quantidade de quartos e na distribuição do restante da casa/apartamento.

Se você encontrou o imóvel perfeito mas falta um cômodo dedicado ao home office, a varanda pode assumir essa função. Se a disposição dos ambientes já está ok, a varanda pode ser essa extensão com misto de lazer.

Qual estilo e funcionalidade você quer que prevaleça? Um espaço zen com deck de madeira, almofadas e tapetes? Um urban jungle, peças em fibra natural, parede de plantas com muitos vasos, cores, texturas e volumes das folhagens? Ou a varanda gourmet com churrasqueira, cervejeira e adega?

Percebeu como uma varanda pode ser versátil? Agora papel e caneta na mão ou um print desse artigo porque abaixo seguem algumas dicas para você adequar ao seu projeto.

1 – Se você tem o propósito de reunir as pessoas para as refeições e curte preparar tudo com todos ao redor dos alimentos, construa uma varanda gourmet aconchegante, alegre e bem equipada. Faz sentido ter uma churrasqueira ou um forno de pizza, uma bancada de preparação de alimentos e um pequeno home bar com direito a frigobar.

2 – Definido o que ficará ocupando as paredes, escolha entre bancos, banquetas, cadeiras e até estofados ou almofadas fofas. É preciso também providenciar uma mesa para as refeições, que seja adequada ao tamanho do local.

3 – Você tem uma micro varanda? Pode ser um espaço para leitura e descanso. Coloque uma cadeira bem confortável ou instale uma rede. Pratica yoga? Disponha um futon ou tapete de meditação sobre pallets e monte um espaço zen.

4 – Gosta de tomar café olhando o movimento do bairro ou do mar? Instale um balcão junto ao guarda-corpo e complete com banquetas e seu novo espaço para o café da manhã está montado!

5 – Seu condomínio permite integrar a varanda com a sala? Você pode fazer um painel verde e transformar o espaço em uma urban jungle. Sua casa ficará mais fresquinha, verdinha e repleta de estilo!

6 – Na hora de escolher o mobiliário pense na incidência de luminosidade ou se o espaço sofre ação direta da chuva. Se for o caso, é indicado estofados com materiais impermeabilizados e estruturas em pedra, concreto, polipropileno, acrílico, inox, rattan ou fibra sintética.

7 – Uma varanda merece ser decorada! Esculturas e outras peças de arte, lanternas e luminárias podem dar um clima super especial.

Se você pensa em um ambiente totalmente diferente mas ainda não materializou, conte com a gente para dar vida às suas ideias.

 

Pra você, o que uma varanda precisa ter?

 

Ambientes externos devem receber materiais resistentes ao tempo. Aposte em fibras sintéticas, madeira com tratamento especial. Churrasqueiras são um dos itens mais pedidos, afinal quem não gosta de ter sua festa particular?

Em outro ângulo da mesma varanda mostramos o jardim vertical com poltrona, um cantinho dedicado à leitura e descanso.

Varandas com perfil comprido e estreito: estratégias que otimizem o espaço. Neste condomínio é permitido integrar a sala à varanda. Aproveitamos uma das colunas da sala para colocarmos o sofá encostado. Ao fundo, uma bancada e pia para preparação de drinks e finalização de pratos.
A presença do espelho e os jogos de luz refletem no vidro e ampliam a luminosidade do ambiente à noite.

Uma sala integrada com uma varanda aberta. Tem a entrada de muita luz natural, o que permite objetos em tons mais escuros e que contrastam bem com o verde da natureza local. Para evitar a corrosão da maresia, opte por madeira, pedra, concreto, polipropileno, acrílico ou inox.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!