Identidade visual: porquê ela é importante para o DNA da sua empresa

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e visuais que tem a responsabilidade de mostrar quem é a sua empresa, seus valores e como se dá seu posicionamento. Dessa forma, sua marca se torna reconhecida nos principais momentos de compra e nas tomadas de decisões. Para comunicar dentro do DNA da marca, é necessário que sua identidade visual tenha sua personalidade desenvolvida. Desse modo, sua marca ganhará destaque no mercado e, com isso, mais consumidores passarão a conhecê-la.

 

A identidade visual vai muito além de um logotipo. É através delas que as marcas mostram seus valores. Ela representa uma estratégia de marketing para promover sua marca.

 

Fazem parte de uma identidade visual:

Logotipo;
Paleta de cores;
Fonte e tipografia;
Fotografia;
Ilustração;
Ícones.

Algumas das aplicações da identidade visual:
Cartões de visitas;
Materiais impressos (flyers, folders, folhetos etc.);
Embalagem de produtos;
Site e redes sociais.

 

 

Quais são as dimensões da identidade da marca?

 

Dimensão física
Esta primeira dimensão refere-se aos elementos que fazem a marca ser única, seja ela aplicada em produtos, seja em serviços.

 

Dimensão cultural
Este é um sistema de valores que podem ser escolhidos de acordo com as ofertas que a sua empresa tem.

 

Dimensão da intersubjetividade
Esta é a dimensão que humaniza a marca de modo a estabelecer conexões na cabeça do cliente que o façam tomar a decisão de comprar o seu produto.

 

Dimensão do significado
É usada para criar uma contextualização entre os seus produtos ou serviços e o comportamento dos consumidores que os usam.

 

Dimensão da mentalização
A última dimensão refere-se à forma como a sua marca passa a fazer parte da forma de pensar do cliente e da sua personalidade.

 

Benefícios de se investir na identidade visual

 

Fidelidade ao cliente
Existem razões que fazem um cliente comprar de uma determinada marca, é importante manter essas razões acesas para que eles voltem a comprar. Afinal, fidelizar um cliente é mais em conta do que prospectar novos clientes.

 

Segmentação de mercado
Ao criar uma identidade de marca, você pode segmentar o seu mercado de modo a tornar o seu negócio mais visível somente àqueles que realmente tem interesse no que você oferece.

 

Consistência de marca
Uma marca que é bem construída consegue tomar as melhores decisões para continuar atendendo bem o seu público. Para isso, seus produtos e serviços devem continuar sendo desenvolvidos de acordo com o que o mercado quer.

 

Valor da marca
Uma identidade de marca forte torna a empresa forte também. Dessa forma, seu branding consegue seguir convertendo clientes. Com o passar do tempo, eles continuarão a se sentir conectados com a sua empresa a ponto, até mesmo, de se tornarem evangelizadores, ou seja, promotores verdadeiros da sua marca.

 

Cases bem sucedidos de identidade de marca

 

Starbucks


Para que uma empresa se mantenha forte com o passar do tempo, ela precisa se transformar e com a Starbucks não foi diferente.

Em 2011 ela teve uma queda nas vendas e isso fez seus representantes adotarem mudanças para a marca que começou com a remoção da palavra coffee de seu logotipo até a oferta de outros produtos como camisas e canecas.

O resultado dessa mudança fez as vendas aumentarem, além de deixar o nome Starbucks mais forte.

 

Havaianas

Na década de 90, as Havaianas eram sandálias voltadas para a classe C, e traziam poucas opções de cores e novidades no mercado. Porém, a inflação no país era muito alta e a vinda da concorrente Rider fez as vendas das sandálias caírem.

Logo, as Havaianas trataram de alterar o produto lançando novas cores, modelos e anunciando-o em diferentes veículos de modo a atrair públicos das classes AB, incluindo artistas nacionais e internacionais.

 

Natura


A Natura é uma empresa conhecida pelos seus produtos de tratamento para o rosto e corpo, como sabonetes, desodorantes e óleos.

Contudo, na década de 2000, eles viram a necessidade de dar a ela um conceito menos tradicional, atribuindo à marca um tom mais moderno e elegante que a tornou mais conhecida por seu público.

 

 

Melissa


Surgida no final dos anos 70, a Melissa entrou no mercado com foco no público infantil feminino, tal como era visto, por exemplo, nas propagandas da Melissinha, um dos produtos de maior sucesso da marca.

Porém, anos depois, seus responsáveis tomaram a decisão de investir em outros modelos que pudessem conquistar outros públicos e, assim, reposicionar a marca. O sucesso foi tamanho que até mesmo homens passaram a usar os produtos da marca.

 

Pabst Blue Ribbon

Essa bebida não é tão conhecida no Brasil, mas nos Estados Unidos é conhecida por ser uma cerveja barata, consumida pelos trabalhadores no fim do dia.

Porém, ao ser lançada na China, a identidade de marca foi modificada, de modo que tanto a embalagem quanto a logomarca ficassem diferentes.

Afinal, a China é um dos maiores mercados de cerveja do mundo. Assim, reformular a marca Pabst Blue Ribbon a fez colocar entre as preferidas por chineses que buscam cervejas mais sofisticadas e caras.

 

Dove
Durante alguns anos, os anúncios da Dove eram conhecidos por trazerem modelos usando os seus produtos. Porém, com a finalidade de abranger a marca, ela adotou enfatizar a beleza de cada mulher.

 

Dengo Chocolates

Seja no ambiente virtual ou nas lojas, a marca investiu em uma uma estética brasileira capaz de comunicar histórias e experiências visuais de forma moderna e consistente em todos os ambientes por onde o visitante passa.

Da concepção à finalização, o projeto de identidade da marca respeita e materializa o afeto e a dedicação das pessoas envolvidas na produção do chocolate. O conceito da comunicação visual e sinalização na loja tem como inspiração o minimalismo. Peças simples, despojadas e modernas compõem a representação da Bahia, de onde vem o cacau utilizado pela Dengo.

Além disso, a marca se tornou sinônimo de inovação, implantando estratégias como live stream.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!